terça-feira, 15 de dezembro de 2009

ONU amiga ou inimiga ?

A ONU (Organização das Nações Unidas) apoiou uma operação militar para expulsar rebeldes no Congo que resultou em mais morte de civis do que aos rebeldes. Mais de 1.400 pessoas num período de 9 meses, isso segundo relatório de grupos de direitos humanos divulgados dia 14 de dezembro de 2009.
A organização Human Rights Watch disse que registraram ataques contra cívis, por parte de soldados e rebeldes. E segundo eles, soldados que recebiam alimentos e muniçoes da ONU, foram responsáveis pelo estrupo e morte de muitas mulheres algumas ainda criança.
Também foram responsáveis pela morte de inúmeros jovens a quem eles acusavam de serem rebeldes ou de darem apoio ao inimigo.
Para cada rebelde desarmado, 1 civil foi morto, 7 mulheres e meninas estrupadas, 6 casas incendiadas ou destruidas e 900 pessoas foram obrigadas a abandonarem suas casas, isso segundo a organização britânica OXFAM.
A Human Rights Watch disse ter documentado também os assassinatos de 732 pessoas por parte do Exército congolês e tropas da vizinha Ruanda no mesmo período.
Mais de 7.500 casos de violência sexual contra mulheres e meninas foram registrados em centros de saúde durante o período de janeiro a dezembro.
A Human Rights Watch afirmou que os 19.000 capacetes azuis no Congo, a maior força da ONU em todo o mundo precisa encerrar imediatamente o apoio à atual operação militar, até que se possam assegurar a não violação das leis humanitárias internacionais e exigiu uma nova abordagem para proteger os civis.

fonte: Estadão.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.